Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2263
Título: Identidade étnica, orientação para os out-groups, discriminação percepcionada e auto-estima em adolescentes
Autor: Costa, Inês Isabel Cunha Perdigão Marques da
Palavras-chave: Identidade étnica
Auto-estima
Discriminação étnica percepcionada
Orientação para os out-groups
Ethnic identity
Self-esteem
Perceived ethnic discrimination
Out-groups orientation
Data de Defesa: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Resumo: Esta investigação de carácter quantitativo-correlacional pretende analisar a relação entre os domínios da identidade étnica e a auto-estima, e entre esta última variável e a discriminação étnica percepcionada; analisam-se também as associações entre a exploração e a discriminação étnica percepcionada perpetrada pelos pares; e averiguam-se ainda as relações entre os domínios da identidade étnica e a orientação para os out-groups no grupo das etnias minoritárias. Estas relações são analisadas em 387 adolescentes de diferentes grupos étnicos, com uma média de idades de 13.75. Os dados foram recolhidos utilizando a Escala de Autoconceito e Auto-estima de Peixoto e Almeida (1999; Peixoto, 2003), a Escala de Identidade Étnica (Umaña-Taylor, Yazedjian, Bámaca-Gomez, 2004), e a Escala de Discriminação Étnica Percepcionada, construída para avaliar as percepções de discriminação étnica. Os resultados mostram diferenças significativas nos níveis de identidade étnica global e na exploração, entre o grupo da etnia Portuguesa e o grupo das etnias minoritárias. Observaram-se correlações significativas e positivas entre a auto-estima e a exploração, e entre a auto-estima e a resolução, na totalidade da amostra. A afirmação e os níveis de autoestima mostraram estabelecer uma associação significativa e positiva no grupo das etnias minoritárias. Constataram-se níveis de discriminação étnica global mais elevados neste último grupo. As dimensões da discriminação étnica percepcionada estabelecem uma relação significativa e negativa com a auto-estima na totalidade da amostra. São os adolescentes do grupo das etnias minoritárias que têm uma orientação mais positiva perante os out-groups, estando esta associada de modo significativo e positivo às três dimensões da identidade étnica. ------ ABSTRACT ------ This quantitative investigation of correlational nature aims to examine the relation between ethnic identity domains and self-esteem, and between this last variable and the perceived ethnic discrimination; it will also be analyzed the associations between ethnic identity dimensions and perceived ethnic discrimination by peers; the relations between ethnic identity domains and out-groups orientation in the ethnic minority group are also investigated. These relationships are analyzed in 387 adolescents from different ethnic groups, with an average age of 13.75. The data were collected using the Self-esteem and Self-concept Scale from Peixoto e Almeida (1999; Peixoto, 2003), the Ethnic Identity Scale (Umaña-Taylor et al., 2004), and the Perceived Ethnic Discrimination Scale, an instrument built to evaluate the perceived ethnic discrimination. The results reveal significant differences in the global ethnic identity and the exploration levels between the Portuguese ethnic group and the minority one. There were significant and positive correlations between self-esteem, exploration and resolution in the whole sample. There was also a significant and positive correlation between affirmation and self-esteem levels in the ethnic minority group. This last one reveals higher levels of perceived global discrimination. The two dimensions of perceived ethnic discrimination and the self-esteem were significantly and negatively correlated for the whole sample. The adolescents who belong to the ethnic minority group revealed a more positive orientation towards the members of the out-groups. This orientation is significantly and positively associated with the three dimensions of ethnic identity.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2263
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