Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2262
Título: Sobre a utilização do ambiente virtual, na avaliação de funções cognitivas/exucativas, em crianças com e sem perturbação neuromotora ligeira
Autor: Maya, Catarina de Sousa Lima de Faria e
Palavras-chave: Funções cognitivas e executivas
Ambiente virtual
Perturbação neuromotora ligeira
Cognitive and executive functions
Virtual environment
Minor neuromotor disability
Data de Defesa: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Resumo: A utilização de robôs controlados por crianças com perturbações neuromotoras tem vindo a apresentar oportunidades para que estas crianças manipulem indirectamente objectos, promovendo-se assim, a sua participação em actividades que permitem demonstrar e desenvolver as suas competências cognitivas. Contudo, os custos, a manutenção e disponibilidade dos equipamentos têm limitado a utilização generalizada de robôs físicos como instrumentos de reabilitação e justificado o desenvolvimento de actividades equivalentes em ambiente virtual. No presente trabalho, enquadrado no Projecto de Investigação COMPSAR1, 21 crianças de desenvolvimento típico e 13 crianças com deficiência neuromotora ligeira (de idade pré-escolar) foram observadas e avaliadas num conjunto de tarefas de resolução de problemas apresentadas em ambiente físico e numa simulação em computador. Foram identificadas as principais funções cognitivas e executivas subjacentes à realização das tarefas propostas, sendo estas funções descritas e comparadas em ambientes físico e virtual. Os resultados obtidos revelaram que, para ambos os grupos, o desempenho nos constructos analisados é semelhante em ambos os ambientes. No entanto, ambos os grupos apresentam resultados significativamente melhores na percepção vísuo-espacial no ambiente virtual do que no físico, e ainda, o grupo tipicamente desenvolvido revela níveis significativamente mais elevados de atenção mantida e controlo inibitório no ambiente virtual. São, então, apresentados os potenciais benefícios da realização de actividades em ambiente virtual no contexto da reabilitação de crianças com deficiência neuromotora ligeira em idade pré-escolar. ------ ABSTRACT ------ The use of controlled robots by children with neuromotor disorders presents an opportunity for these children to indirectly manipulate objects, thus promoting their participation in activities that both allow for both the demonstration and development of their cognitive skills. However, issues pertaining to costs, maintenance and equipment availability have limited the widespread use of physical robots as tools for rehabilitation and justified the development of equivalent activities in a virtual environment. In this paper, integrated in the COMPSAR2 Research Project, 21 typically developing children and 13 children with minor neuromotor disabilities (at preschool ages) were observed and assessed on a number of problem-solving tasks, presented both in a physical environment and a computerized simulation. The main cognitive and executive functions underlying all tasks were identified, as well as described and compared in the physical and virtual environments. Results revealed that, for both groups, performance was similar in the virtual and physical environments. However, both groups demonstrated significantly better visual-spatial perception in the virtual environment compared with the physical environment, and the typically developing group also revealed significantly higher levels of attention and inhibitory control in the virtual environment. The potential benefits of performing activities in virtual environments, in the rehabilitation of preschool children with minor neuromotor disabilities are also discussed.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2262
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