Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/203
Título: Era uma vez...
Autor: Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Palavras-chave: Literacia familiar
Literacia emergente
Leitura de histórias
Family literacy
Emergent literacy
Storybook reading
Data: 2004
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica, 22(1), 95-108.
Resumo: Uma das actividades de literacia familiar, a que se tem dado especial ênfase nos últimos anos, é a leitura de histórias. Tem-se verificado que esta prática pode, de uma forma lúdica, positiva e informal, proporcionar oportunidades várias para a transmissão de conceitos, conhecimentos, regras e competências de literacia, que influenciam de uma forma positiva a motivação e o processo de aprendizagem da linguagem Neste sentido, procurámos caracterizar as práticas de leitura de histórias, em famílias com crianças de 5- -6 anos, relativamente a vários aspectos, como por exemplo: freqüência; tempo médio utilizado; iniciativa para essa leitura; interesse da criança; razões que levam os pais a lerem histórias; idade com que os pais geralmente iniciam a leitura de histórias aos seus filhos, etc. Procurámos ainda estudar as associações entre práticas de leitura de histórias e conhecimentos emergentes de literacia. Assim, verificámos que essas práticas não só apareciam associadas às conceptualizações das crianças sobre a escrita, como à sua percepção da funcionalidade da leitura e escrita e ainda a alguns aspectos dos seus perfis motivacionais. ABSTRACT One important activity in family literacy practices is storybook reading. Some studies have emphasized that storybook reading is an informal and positive way to create important and enjoyable opportunities to transmit concepts, knowledge, conventions and competences about literacy which are associated with reading motivation and success in terms of literacy acquisition. Therefore, we have attempted to characterize some aspects of storybook reading practices in families with 5-6 year old children (e.g. frequency, time; interest; reasons why parents read to their children and at what age they begin doing it). We also studied associations between storybook reading practices and emergent literacy knowledge. Our results showed an evident association between some aspects of storybook reading practices, and children’s conceptualizations about written language, their perceptions about the functions of reading and writing, and also some aspects of their motivational profile.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/203
ISSN: 0870-8231
Aparece nas colecções:PDES - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AP 22(1) 95-108.pdf132,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.