Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/197
Título: Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES): Metodologia de construção e validação
Autor: Diniz, António Augusto Pinto Moreira
Almeida, Leandro da Silva
Palavras-chave: Ensino superior
Estudantes do 1º ano
Escala de integração social
Validação factorial
Data: 2005
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica, 23(4), 461-476.
Resumo: Neste artigo apresentamos o processo de construção e de validação da Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES). Este processo conduziu ao teste de duas estruturas factoriais hipotéticas (bi e tridimensional; ambas hierárquicas) (LISREL8-SIMPLIS). Recorremos a estudantes universitários do 1.º ano da Universidade do Minho (amostragem de conveniência). Os dois estudos conduzidos, exploratório (N=142) e confirmatório (N=447), revelaram as dificuldades em operacionalizar duas dimensões de cariz mais estritamente institucional. As preocupações iniciais dos estudantes reportaram-se, principalmente, ao bem-estar pessoal e ao estabelecimento de novas relações, dimensões da satisfação consigo e com os outros (estrutura factorial bidimensional hierárquica). Estas dimensões e o equilíbrio emocional (estrutura factorial tridimensional hierárquica) representam as áreas problemáticas da integração social dos estudantes. Por último, discutimos a validade da EISES e a sua utilização na investigação e no aconselhamento junto dos estudantes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/197
ISSN: 0870-8231
Aparece nas colecções:MTI - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AP 23(4) 461-476.pdf78,46 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.