Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
340.15 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Um autoconceito positivo é fundamental para o sucesso académico das crianças. Uma forma de promover
o autoconceito é implementando programas tutoriais. Deste modo, esta investigação teve como objectivo
implementar e avaliar os efeitos de um Programa de Leitura a Par, no autoconceito de alunos dos 2º e 4º
anos de escolaridade e na auto-estima dos alunos mais velhos. Para avaliar as autopercepções utilizaramse
duas escalas devido à discrepância de idade das crianças. Os resultados obtidos demonstram que este
Programa teve um efeito positivo em todas as dimensões do autoconceito, quer para os tutores como para
os tutorandos, e na auto-estima dos tutores. As crianças do Grupo Experimental apresentaram valores
estatisticamente superiores aos dos alunos do Grupo de Controle. ------ ABSTRACT ------ A positive self-concept is essential for children’s academic success. One way of promoting self-concept is
by the implementation of tutorial programs. Thus, this research aimed to evaluate the effects of a Peer
Reading Program on self-concept of 2nd and 4th grade students and on self-esteem of older students. In
order to assess self-perceptions two scales were used due to the discrepancy in children’s age. The results
show that the Peer Reading Program had a positive effect on all dimensions of self-concept, for tutors and
tutees, and on tutors’ self-esteem. Children’s outcomes obtained in the experimental group were statistically
higher than those of students in the control group.
Description
Keywords
Autoconceito Auto-estima Leitura Tutorado Self-concept Self-esteem Reading Tutoring
Citation
Psicologia: Reflexão e Crítica, 25 (1), 147-155
Publisher
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul