Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PRC 2012 25(1) 147-155.pdf340.15 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Um autoconceito positivo é fundamental para o sucesso académico das crianças. Uma forma de promover o autoconceito é implementando programas tutoriais. Deste modo, esta investigação teve como objectivo implementar e avaliar os efeitos de um Programa de Leitura a Par, no autoconceito de alunos dos 2º e 4º anos de escolaridade e na auto-estima dos alunos mais velhos. Para avaliar as autopercepções utilizaramse duas escalas devido à discrepância de idade das crianças. Os resultados obtidos demonstram que este Programa teve um efeito positivo em todas as dimensões do autoconceito, quer para os tutores como para os tutorandos, e na auto-estima dos tutores. As crianças do Grupo Experimental apresentaram valores estatisticamente superiores aos dos alunos do Grupo de Controle. ------ ABSTRACT ------ A positive self-concept is essential for children’s academic success. One way of promoting self-concept is by the implementation of tutorial programs. Thus, this research aimed to evaluate the effects of a Peer Reading Program on self-concept of 2nd and 4th grade students and on self-esteem of older students. In order to assess self-perceptions two scales were used due to the discrepancy in children’s age. The results show that the Peer Reading Program had a positive effect on all dimensions of self-concept, for tutors and tutees, and on tutors’ self-esteem. Children’s outcomes obtained in the experimental group were statistically higher than those of students in the control group.

Description

Keywords

Autoconceito Auto-estima Leitura Tutorado Self-concept Self-esteem Reading Tutoring

Citation

Psicologia: Reflexão e Crítica, 25 (1), 147-155

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

CC License