Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/1794
Título: Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par
Autor: Monteiro, Vera
Palavras-chave: Autoconceito
Auto-estima
Leitura
Tutorado
Self-concept
Self-esteem
Reading
Tutoring
Data: 2012
Editora: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citação: Psicologia: Reflexão e Crítica, 25 (1), 147-155
Resumo: Um autoconceito positivo é fundamental para o sucesso académico das crianças. Uma forma de promover o autoconceito é implementando programas tutoriais. Deste modo, esta investigação teve como objectivo implementar e avaliar os efeitos de um Programa de Leitura a Par, no autoconceito de alunos dos 2º e 4º anos de escolaridade e na auto-estima dos alunos mais velhos. Para avaliar as autopercepções utilizaramse duas escalas devido à discrepância de idade das crianças. Os resultados obtidos demonstram que este Programa teve um efeito positivo em todas as dimensões do autoconceito, quer para os tutores como para os tutorandos, e na auto-estima dos tutores. As crianças do Grupo Experimental apresentaram valores estatisticamente superiores aos dos alunos do Grupo de Controle. ------ ABSTRACT ------ A positive self-concept is essential for children’s academic success. One way of promoting self-concept is by the implementation of tutorial programs. Thus, this research aimed to evaluate the effects of a Peer Reading Program on self-concept of 2nd and 4th grade students and on self-esteem of older students. In order to assess self-perceptions two scales were used due to the discrepancy in children’s age. The results show that the Peer Reading Program had a positive effect on all dimensions of self-concept, for tutors and tutees, and on tutors’ self-esteem. Children’s outcomes obtained in the experimental group were statistically higher than those of students in the control group.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/1794
ISSN: 0102-7972
Aparece nas colecções:PEDU - Artigos em revistas internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PRC 2012 25(1) 147-155.pdf340,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.