Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/1635
Título: Crenças, escolha de carreira e integracão universitária
Autor: Diniz, António Augusto Pinto Moreira
Orientador: Almeida, Leandro da Silva
Data de Defesa: 2001
Editora: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho
Resumo: Tomando como ponto de partida, nesta investigação, uma concepção psicofuncionalista de abordagem das crenças que, necessariamente, remete para aspectos de ordem psicossocial envolvidos na sua génese e expressão, fez-se uma incursão sobre os temas da escolha de carreira e da integração universitária. Isto permitiu a criação de dois modelos teóricos representativos das duas fases do processo de integração universitária (escolha de área de estudos e integração na instituição). As variáveis endógenas desse modelo foram avaliadas através de um conjunto de provas que foram validadas para estudantes universitários do primeiro ano da Universidade do Minho, através do recurso à análise factorial confirmatória (LISREL) e, para uma delas, através da técnica de escalamento multidimensional do desdobramento (PREFMAP2). Uma vez operacionalizados os constructos que integravam os modelos, estes foram testados numa amostra (conveniência) de 376 estudantes universitários do primeiro ano da Universidade do Minho, recorrendo à path analysis ÇUSREL). Os resultados obtidos indicam que: para a escolha de área de estudos (tecnologias ou humanidades) são importantes o estereótipo profissional do género, a posição social de origem, a influência de agentes mediadores da escolha e a valorização de uma ética materialista do trabalho; e, para a integração na instituição, o género de pertença, a frequência de uma dada área de estudos, o relacionamento interpessoal entre pares e o compromisso para com a escolha de carreira, devem, também ser considerados como importantes preditores do equilíbrio emocional/bem-estar dos estudantes, um dos indicadores da qualidade dessa integração. Estas variáveis mostram-se, pois, como sendo relevantes para a investigação e para a intervenção junto deste grupo de estudantes. ------ ABSTRACT ------ Starting from a psychofunctionalist conception of beliefs, which necessarely takes into account the psychosocial aspects related to their genesis and expression, we've discussed, in this investigation, the themes of career choice and college integration. Such discussion enabled us to create two theoretical models representing the two stages of the college integration process (the choice of one field of studies and the integration in the institution). The endogenous variables of those models where assessed through a group of scales which where validated for the first year college students of the University of Minho - confirmatory factor analysis (LISREL) and, for one of them, the multidimensional scaling technique of unfolding (PREFMAP2). Once the operationalization of the models constructs was made, the two models where tested in a sample (convenience sampling) of 376 freshman college students of the University of Minho, using the path analysis technique (LISREL). The results show that: gender professional stereotypes, social status, influence of agents mediators of the choice and valorization of a materialistic work ethic, were important predictors for the choice of a studies' field (technologies or humanities); and, gender, frequency of one determinate field of studies and commitment to career choice, must also be considered as important predictors of students' emotional balance/well-being, one of the indicators for college integration quality. These variables are relevant aspects that should be taken into account for further investigation and intervention with this student group.
Descrição: Tese de Doutoramento apresentada ao Instituto de Psicologia e Educação, Universidade do Minho
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/1635
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