Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/1626
Título: Língua gestual e leitura em crianças surdas: Estudo experimental de aplicação de um modelo bilingue
Autor: Amaral, Maria Augusta Gomes Conde
Orientador: Martins, Maria Raquel Delgado
Palavras-chave: Surdos
Linguística
Aprendizagem
Linguagem
Desenvolvimento
Instrumentos
Deaf
Linguistics
Learning
Development
Language
Instruments
Data de Defesa: 2002
Editora: Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Resumo: O objectivo geral deste estudo é a avaliação de desenvolvimento das competências em leitura, por parte de um grupo de 48 crianças surdas profundas, adquiridas durante um ano em que se aplicou um modelo de educação bilingue. Além deste grupo de crianças que constituíram o grupo alvo elegemos dois grupos de controlo, um constituído por crianças surdas e outro por crianças ouvintes; estes dois grupos apresentavam características e experiências similares às do grupo alvo, exceptuando o facto de não estarem sujeitos a qualquer intervenção educativa específica. No estudo desenvolvido levantámos a hipótese de que os resultados em leitura seriam tanto melhores quanto maiores fossem: o desenvolvimento linguístico das crianças surdas em Língua Gestual Portuguesa e das crianças ouvintes em Língua Portuguesa; as suas capacidades metalinguísticas; a compreensão dos objectivos da leitura. Para testar estas hipóteses foram aplicadas provas aos três grupos da amostra (no início e final do ano a que o estudo se reporta), para avaliar o desenvolvimento linguístico, as capacidades metalinguísticas e o nível de compreensão dos objectivos da leitura da amostra; para avaliação dos resultados em leitura foi também aplicada uma prova no início e final do estudo. Os resultados revelaram que o grupo alvo foi o que apresentou um maior incremento de pontuação em todas estas provas, incluindo a de leitura, vindo a confirmar as hipóteses levantadas. Releva-se, assim, a importância do desenvolvimento linguístico e metalinguístico das crianças na aprendizagem da leitura, bem como a forma como a escola pode influir favoravelmente nas aprendizagens sempre que vai ao encontro das necessidades das crianças, no caso presente, através da aplicação de um modelo de educação bilingue que privilegiou o desenvolvimento e reflexão das crianças surdas sobre a sua língua e o Português escrito.
Descrição: Tese de Doutoramento em Linguística Aplicada, apresentada à Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Departamento de Linguística Geral e Românica
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/1626
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