Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
246.83 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho teve como objecto de estudo as percepções dos professores do 1º Ciclo
do Ensino Básico face à importância do envolvimento dos pais no sucesso escolar dos alunos.
Participaram 65 professores do 1º ciclo de algumas escolas da região de Lisboa, dos quais 13 eram
do sexo masculino e 52 do sexo feminino. Os professores foram questionados sobre a importância
do envolvimento parental no sucesso dos alunos e sobre o envolvimento dos pais dos bons alunos
e dos pais dos alunos mais fracos.
O instrumento utilizado media três dimensões do envolvimento de acordo com o referido na
literatura: 1)- o envolvimento dos pais na escola, 2)- o envolvimento dos pais em casa e 3)- a
comunicação dos pais com os professores.
Os resultados mostram que os professores atribuem importância ao envolvimento dos pais no
sucesso escolar dos filhos, no entanto, dão mais importância ao envolvimento dos pais em casa e
na comunicação do que o envolvimento dos pais na escola. Por outro lado, os resultados indicam
que os professores percepcionam os pais dos bons alunos como mais envolvidos na vida
académica do que os pais dos alunos fracos.
Description
Keywords
Percepções dos professores Envolvimento dos pais
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1421-1432). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário