Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Percepções dos professores face à importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CIPE 2012 1421-1432.pdf246.83 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho teve como objecto de estudo as percepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à importância do envolvimento dos pais no sucesso escolar dos alunos. Participaram 65 professores do 1º ciclo de algumas escolas da região de Lisboa, dos quais 13 eram do sexo masculino e 52 do sexo feminino. Os professores foram questionados sobre a importância do envolvimento parental no sucesso dos alunos e sobre o envolvimento dos pais dos bons alunos e dos pais dos alunos mais fracos. O instrumento utilizado media três dimensões do envolvimento de acordo com o referido na literatura: 1)- o envolvimento dos pais na escola, 2)- o envolvimento dos pais em casa e 3)- a comunicação dos pais com os professores. Os resultados mostram que os professores atribuem importância ao envolvimento dos pais no sucesso escolar dos filhos, no entanto, dão mais importância ao envolvimento dos pais em casa e na comunicação do que o envolvimento dos pais na escola. Por outro lado, os resultados indicam que os professores percepcionam os pais dos bons alunos como mais envolvidos na vida académica do que os pais dos alunos fracos.

Description

Keywords

Percepções dos professores Envolvimento dos pais

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1421-1432). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Universitário

CC License