Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
228.64 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo deste estudo é investigar o impacto de instruções orientadas para o processo
de revisão através de suportes estruturados em grelhas, que funcionaram como regulador do
processo de revisão. Participaram neste estudo 30 crianças do 4º ano de escolaridade, divididas
num Grupo experimental e de Grupo de controle. Foram construídas três grelhas, cada uma delas
com orientações sobre a ortografia, coesão e coerência, usadas pelo grupo experimental. Foi
proporcionado também um feedback específico sobre a natureza dos erros e lacunas de coesão e
coerência da versão inicial das composições das crianças. Os resultados apontam para uma
melhoria na qualidade das composições infantis de crianças do 4º ano, quando comparada à dos
textos das crianças do grupo de controle.
Description
Keywords
Produção textual Revisão Competências metalinguísticas Coerência Coesão Estrutura narrativa
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1271-1283). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário