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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho pretende caracterizar a motivação para a aprendizagem e as
percepções de clima de sala de aula em crianças no início de escolaridade e estudar a sua
diferenciação em função de variáveis como o género e o desempenho. Participaram no estudo 126
crianças que frequentavam o 2º ano de escolaridade do ensino básico, na região de Lisboa. Para
cumprir os nossos objectivos houve necessidade de proceder à adaptação de instrumentos que se
adaptassem ás características dos participantes. A escala de Motivação para a Aprendizagem ficou
constituída por 4 dimensões: Prazer/Valor, Pressão, Competência Percebida e Reconhecimento
Social. A escala de Clima de Sala de Aula contemplava duas dimensões: Suporte Social do
professor e Suporte Social dos Colegas. No que se refere à percepção de clima de sala de aula, os
nossos resultados não identificaram diferenças nem relativamente ao género, nem ao desempenho
escolar. Estes alunos independentemente dos seus níveis de desempenho ou do género
evidenciaram níveis positivos no suporte social, embora globalmente o nível de Suporte do
Professor fosse sempre mais positivo que o dos Colegas. O perfil motivacional da globalidade dos
participantes mostrou-se diferenciado, sendo o Prazer/Valor atribuído à aprendizagem a dimensão
com valores mais elevados, seguindo-se o Reconhecimento Social. Estes estudantes evidenciaram
sentir baixos níveis de Pressão/Tensão face às aprendizagens. À semelhança do relatado em alunos
mais velhos, identificaram-se diferenças em função do desempenho sentindo os alunos com
melhor desempenho, menos Pressão e mais Prazer/Valor face às aprendizagens. Não se
verificaram quaisquer diferenças em relação ao género.
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Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1169-1184). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
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ISPA - Instituto Universitário