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Advisor(s)
Abstract(s)
Com o intuito de verificar e analisar as relações entre a motivação dos alunos para a
aprendizagem da Matemática e as suas perceções sobre o clima de sala de aula em função das variáveis
desempenho escolar e comportamentos disruptivos, e a relação entre motivação e clima de sala de aula,
realizou-se uma investigação, onde participaram 390 alunos do 3º ciclo, de duas escolas da região de
Lisboa. Foram utilizadas duas escalas, uma que avalia a perceção do clima de sala de aula “Na Sala de
Aula de Matemática” e outra que avalia a motivação dos alunos para a aprendizagem da disciplina “Eu e
a Matemática”. Os dados evidenciaram que alunos com melhores notas apresentam níveis motivacionais
mais altos e perceções de clima de sala de aula mais positivas. E alunos com mais comportamentos
disruptivos apresentam níveis motivacionais mais baixos e perceções de clima de sala de aula menos
positivas. Verificou-se ainda que alunos com níveis motivacionais mais altos apresentam perceções de
clima de sala de aula mais positivas.
Description
Keywords
Motivação Clima de sala de aula Matemática
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1153-1168). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário