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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo tem como objetivos caracterizar o autoconceito e as características
motivacionais, perceber que variáveis estão associadas a diferenças nessas características, bem
como analisar as relações entre o autoconceito e a motivação. Autores como Marsh, Craven e
Debus (1991) ou Mantzicopoulos (2006) referem a importância de conduzir este tipo de
investigações com crianças em idade pré-escolar e início de escolaridade, pois esta fase do
desenvolvimento poderá ser crucial para a formação de um autoconceito positivo. Participaram
nesta pesquisa 57 crianças em início escolaridade. Os instrumentos utilizados foram a Escala de
Autoconceito para crianças de 1º e 2º ano de escolaridade, uma Escala de Motivação para as
Aprendizagens para crianças em início de escolaridade e um Questionário de Avaliação de
Competências Académicas. Os principais resultados confirmaram que os perfis de auto perceções
e motivação, em crianças pequenas, são bastante elevados, ou seja, estas têm uma perceção de si
próprias bastante positiva nas várias áreas do autoconceito e apresentam elevados níveis de
motivação para aprender. Constatámos diferenças tanto no autoconceito como na motivação destas
crianças em função do seu desempenho, tendo-se verificado que os alunos com melhor
desempenho académico diferem, significativamente, dos alunos com pior desempenho.
Confirmou-se também a existência de relações entre o autoconceito e a motivação, identificando
diferenças no autoconceito em função de diferentes níveis motivacionais. Tais diferenças
revelaram que quanto mais positivas são as autoperceções das crianças nos domínio da
Competência e Aceitação de Pares, mais elevado é o seu nível de motivação, quer de maneira
geral, quer em dimensões mais específicas.
Description
Keywords
Autoconceito Motivação Desempenho
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 506-520). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário