Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/1525
Título: Tradução e adaptação da escala de avaliação das atitudes face à hipnose Attitudes Toward Hypnosis (Hypnotic Attitudes Questionnaire)
Autor: Carvalho, Cláudia Maria Constante Ferreira de
Palavras-chave: Atitudes
Crenças
Hipnose
Escala
Data: 2010
Editora: Universidade do Minho
Citação: In C. Nogueira,et al.(Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, (pp. 269-280). Braga: Universidade do Minho
Resumo: A hipnose em Portugal está afastada do mainstream da Psicologia, apesar do interesse e da pertinência desta temática. Traduzimos e adaptámos para português a Attitudes Toward Hypnosis de Spanos, Brett, Menary & Cross (1987) também referenciada como Hypnotic Attitudes Questionnaire (HAQ). É uma escala de 14-itens com um formato de resposta de 1 (totalmente falso) a 7 (totalmente verdadeiro) que permite conhecer e quantificar as opiniões que os indivíduos possuem relativamente à utilização da hipnose bem como caracterizar 3 conjuntos de crenças específicas, crenças positivas, estabilidade mental e ausência de medo. Foram inquiridos 447 estudantes universitários de ambos os sexos. A análise factorial exploratória revelou uma estrutura factorial idêntica à versão original. Obtiveram-se elevados índices de consistência interna para a escala total e para cada factor e ainda boa validade convergente, indicando que o instrumento possui boas qualidades psicométricas, revelando-se como um instrumento acessível e útil aos investigadores interessados.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/1525
ISBN: 978-989-96606-0-1
Aparece nas colecções:UIPS - Actas de reuniões cientificas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SNIP 2010 269-280.pdf235,3 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.