Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/149
Título: Cultura nacional e orientação empreendedora: Um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
Autor: Silva, Marco Antonio Oliveira Monteiro da
Correia, Manuela Faia
Scholten, Marc
Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro
Palavras-chave: Empreendedorismo
Orientação empreendedora
Cultura nacional
Data: 2008
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Comportamento Organizacional e Gestão 14(1), 65-84.
Resumo: Este artigo descreve um estudo realizado com o propósito de comparar empreendedoresproprietários de empresas em incubadoras no Brasil e em Portugal. A comparação entre estes dois países justificou-se pelo passado histórico comum, notadamente pela influência portuguesa na formaçã cultural brasileira, espelhada no estudo transcultural de Hofstede (1980). O objetivo deste estudo é comparar a orientação empreendedora desses empreendedores-proprietários de ambos os países. A orientação empreendedora revelou-se mais elevada no Brasil do que em Portugal, destacando-se as dimensões de propensão para o risco e a acompetitividade agressiva. Os empreendedores brasileiros, curiosamente, revelam uma maior rejeição a incertezas futuras mas concomitantemente, demonstram ter uma maior propensão para assumir riscos e se expor a incertezas. O presente estudo levanta questões sobre diferentes drives para empreender, e ao despertar a curiosidade sobre o assunto deixa como sugestões futuras de pesquisas o aprofundamento da análise do empreendedorismo por oportunidade e por necessidade nos dois países.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/149
ISSN: 0872-9662
Aparece nas colecções:PECO - Artigos em revistas nacionais
UIPCDE - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
COG 14(1) (2008) 65-84.pdf204,36 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.