Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/141
Título: Marketing de ideias e construção de redes: As duas vias de atracção de recursos para novos empreendimentos
Autor: Lopes, Miguel Pereira
Cunha, Miguel Pina e
Reis, Filipa
Palavras-chave: Empreendedorismo
Atracção de recursos
Marketing de ideias
Redes sociais
Relações magnéticas
Data: 2006
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Comportamento Organizacional e Gestão 12(1), 115-136
Resumo: Este artigo apresenta uma abordagem para explicar o modo como os empreendedores atraem os recursos que são críticos para a criação e desenvolvimento de um novo empreendimento. Nessa abordagem, o empreendedor é concebido como um magnetizador que estabelece relações com os detentores de recursos relevantes através de duas vias possíveis: uma via directa, referente ao modo como o empreendedor procura envolver outros para o empreendimento e tenta persuadi-los a apoiar os seus esforços empreendedores; e uma via indirecta, que diz respeito aos efeitos de atracção que derivam da sua posição nas redes sociais e da legitimidade do empreendimento. A abordagem que propomos constitui um avanço nas teorias sobre empreendedorismo, na medida em que adopta uma posição de nível meso, não privilegiando nem os traços individuais de personalidade nem os constrangimentos socio-económico-culturais. No final, são ainda discutidas as contribuições práticas da abordagem apresentada.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/141
ISSN: 0872-9662
Aparece nas colecções:PORG - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
COG 12 (1) (2006) 115-136.pdf110,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.