Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/1084
Título: Bullying nas escolas: comportamentos e percepções
Autor: Matos, Margarida Gaspar de
Gonçalves, Sónia M. Pedroso
Palavras-chave: Agressor
Bullying
Escola
Vítima
Aggressor
Bullying
School
Victim
Data: 2009
Editora: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
Citação: Psicologia, Saúde & Doenças, 10 (1), 3-15
Resumo: O propósito do presente estudo foi o de investigar os comportamentos de bullying entre estudantes de escolas públicas em Portugal.Anível específico procurouse analisar a associação entre uma série de diferentes tipos de comportamentos de bullying (enquanto provocado e provocador) e algumas variáveis preditoras, variáveis comportamentais (consumo de álcool, drogas e porte de armas) e cognitivas/percepções (percepção de satisfação com a vida e percepção de segurança na escola). Foram utilizados os dados provenientes da Base de Dados Portuguesa da HBSC, Health Behaviour in School-Aged Children de 2002. A amostra (representativa) é constituída por 6131 adolescentes do 6.º, 8.º e 10.º ano (M = 14 anos, DP = 1.85) que responderam a um questionário relativo a uma série de comportamentos, crenças e atitudes no âmbito da saúde. Os alunos sentem-se provocados e dizem provocar de diferentes formas. É de salientar que quanto mais os alunos percepcionam a escola como sendo insegura, quanto mais insatisfeitos estão com a vida mais relatam serem vítimas de bullying e agressores; o mesmo padrão é verificado com o porte de armas e para os consumos de álcool e droga. É importante realçar que os diferentes tipos de bullying partilham alguns dos mesmos preditores, contudo, há especificidades e singularidades que devem ser tidas em consideração nos programas de intervenção. O bullying é um problema grave nas escolas por todo o mundo e é um assunto com o qual nos devemos preocupar. Espera-se que os resultados deste estudo alertem estudantes, professores e encarregados de educação para este problema. Espera-se com este trabalho que o fenómeno bullying passe a ser encarado numa complexa dinâmica de causalidades que urge abordar de modo integrado. ------ ABSTRACT ------ The present study was intended to investigate bullying behaviours among public school students in Portugal. It specifically aimed to analyse the connection between different types of bullying behaviour (as simultaneously provoked and provoking) and some behavioural predictor variables (alcohol/drug use and weapon carrying) and cognitive/perception variables (perceived life satisfaction and perception of school security). The data was collected from the Portuguese HBSC (Health Behaviour in School-Aged Children) Database as regards 2002. The (representative) sample is composed of 6131 adolescents in primary and secondary education, namely in 6th, 8th and 10th grades (M = 14 years, SD = 1.85). Each had to answer a questionnaire on a series of behaviours, beliefs and attitudes as far as health is concerned. The pupils feel themselves provoked and say that they provoke others by different forms. The results point out that the more pupils perceive school to be unsafe and the more unsatisfied they are with their lives, the more they claim to be victims of bullying and aggressors. The same pattern holds true for weapon carrying and alcohol and drug use. It is important to underline that different types of bullying share the same predictors; however, their specificity and singularity should be carefully considered for intervention purposes. Bullying in school is a worldwide problem; therefore, it is a serious issue one must be concerned about. The findings of this study are expected to raise the awareness of students, school teachers, parents and carers about this problem. Moreover, with this work we expect the bullying phenomenon to start being considered within a complex dynamics of causality that urges to be addressed in an integrated way.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/1084
ISSN: 1645-0086
Aparece nas colecções:PSAU - Artigos em revistas nacionais

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