Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/1052
Título: Ansiedade de separação materna e adaptação psicossocial ao pré-escolar
Autor: Veríssimo, Manuela
Alves, Sara
Monteiro, Lígia Maria Santos
Oliveira, Carla S. V. Teixeira de
Palavras-chave: Adaptação psicossocial
Ansiedade de separação materna
Maternal separation anxiety
Psychosocial adaptation
Data: 2003
Editora: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
Citação: Psicologia, Saúde & Doenças, 4 (2), 221-229
Resumo: Diversos estudos parecem indicar a ansiedade de separação materna como um importante factor que influencia a adaptação psicossocial da criança e consequentemente o seu desenvolvimento social. No presente estudo pretendemos analisar e compreender a relação entre a ansiedade de separação materna e a qualidade da adaptação psicossocial de crianças em idade pré-escolar. Os participantes foram 168 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos e as suas respectivas mães. A Escala de Ansiedade Materna foi administrada às mães, permitindo identificar os sentimentos e atitudes maternas face à separação. As educadoras de infância preencheram o questionário Adaptação Psicossocial da Criança com vista à obtenção de dados relativos à qualidade da adaptação psicossocial das crianças. Os resultados indicam que a ansiedade de separação materna influencia a qualidade da adaptação psicossocial da criança. Assim, as crianças cujas mães foram identificadas como possuindo uma elevada ansiedade de separação mobilizaram mais comportamentos reveladores de uma baixa competência social. Esperamos com este estudo ter podido contribuir para uma melhor compreensão da relação entre a ansiedade de separação materna e a adaptação psicossocial da criança, bem como alertar para a importância da implementação de estratégias preventivas cada vez mais precoces e eficazes. ------ ABSTRACT ------ Several studies seem to indicate maternal separation anxiety as an important factor that influences the child psychosocial adaptation and consequently child social development. The purpose of the present study is to understand and analyse the relationship between the maternal separation anxiety and the quality of preschooler's psychosocial adaptation. This study included 168 children with ages between 3 and 4 years old. The Maternal Separation Anxiety Scale was administered to their mothers, allowing to identify the maternal feelings and attitudes concerning separation. Teachers filled out the Preschoolers Psychosocial Adaptation questionnaire in order to obtain information related to children psychosocial adaptation. The results indicated that maternal separation anxiety influences the quality of child psychosocial adaptation. Mothers with high maternal separation anxiety have children that used behaviors that reveled a low social competence.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/1052
ISSN: 1645-0086
Aparece nas colecções:PSAU - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PSD 2003 4(2) 221-229.pdf29,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.